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REVISTA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE

preservação da garantia constitucional do acesso a justiça”

19

.

Sob o ponto de vista dos custos necessários para

realização do protesto, estes não oneram, a princípio, a Fazenda

Pública, já que ficam por conta do devedor os emolumentos

decorrentes do protesto, a teor do que dispõe o artigo 19 da

Lei nº 9.492, de 1997. Ainda a respeito deste aspecto, também

ressalta o CNJ que o ato notarial é medida menos onerosa para

o devedor, já que seus custos são inferiores aos da execução

fiscal

20

.

Sérgio Luiz Bueno, nesse sentido, explica que

a necessidade de protesto da CDA, se não é indispensável

juridicamente para conferir-lhe os atributos de que já é

dotada (certeza, liquidez e exigibilidade), certamente o é sob

o enfoque da efetividade na arrecadação dos créditos fiscais,

por meio dos quais os entes federados auferem recursos

que são aplicados nos programas e políticas públicas que

atendem a toda comunidade

21

.

Lembre-se, aliás, que o arcabouço jurídico pátrio,

inclusive constitucional

22

, vê com grande preocupação a

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CNJ - PP 200910000045376 – Rel. Cons. Morgana de Almeida Richa

– 102ª Sessão – j. 06/04/2010 – DJ - e nº 62/2010 em 08/04/2010 p.08/09.

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Para além disso, no âmbito do Estado do Acre, a Lei nº 1.805, de 26

de dezembro de 2006, que fixa emolumentos e dá outras providências,

isenta a União, os Estados e os Municípios e suas respectivas autarquias do

pagamento de emolumentos devidos pelos atos praticados pelos serviços

notariais e de registros.

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BUENO, Sérgio Luiz.

O protesto de títulos e outros documentos de

dívida

. Porto Alegre: Fabris Editor, 2011, p. 235.

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A obrigação jurídica do Estado de buscar meios eficazes para melhorar

o perfil da arrecadação de seus tributos recebeu o endosso da Emenda

Constitucional nº 42, de 19.12.2003, que elegeu a área da administração

tributária como atividade essencial, garantindo-lhe recurso prioritário para

o alcance de sua finalidade, conforme infere-se da leitura do art. 37, XXII:

“Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes

da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá