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REVISTA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE

da deliberação da maioria simples dos parlamentares, em que

pese, também, a “blindagem” (cláusula de limitação) que

confere um status distinto a alguns dos artigos das leis básicas.

Esses, conforme a matéria, dependem de 61 deputados para

sofrerem modificações, conforme o previsto na Lei Básica:

Liberdade de Ocupação.

Por envolverem questões religiosas relevantes,

pelo menos três leis, originariamente idealizadas para se

transformarem em Leis Básicas, não alçaram a esse patamar:

Lei do Retorno (1950), Lei de Aquisição de Nacionalidade

(1952) e Lei da Educação do Estado (1953)

41

. Atualmente, na

pauta de discussões envolvendo a proposição de novas Leis

Básicas estão as intituladas de “Direitos Sociais”, “Liberdade

de Expressão e Associação” (Organização) e a mais palpitante

delas, “A Legislação”

42

(ou o Devido Processo Legal), que

visa atribuir uma hierarquia entre as leis comuns ou ordinárias

e as leis básicas, conferindo a estas um nível superior àquelas,

o que propiciará sua reunião e conversão em corpo de uma

constituição formal

43

. No Knesset, desde maio de 2003, a

41Disponível em: <mhtml:file://F:Israel%20-%20CONSTITUTION.

mht>. Acesso em: 05 fev. 2009.

42 Existe a previsão de que venha conferir “autoridade às cortes para exer-

cer a revisão constitucional da legislação” [...] apesar de que, atualmente

(1999), de acordo com as leis vigentes, questões desse tipo já são resol-

vidas no âmbito do poder judiciário. DORNER, Dalia. Does Israel have

a Constitution?.

Saint Louis University Law Journal

, [S.l.], v. 43, n.

4, p. 1328-1329, Fall 1999.

43 ASuprema Corte de Justiça de Israel, em 1995, ao assumir o poder revi-

sional sobre caso concreto de análise de lei aprovada pelo Knesset e que

violava lei básica, estabeleceu essa distinção, conferindo superioridade

hierárquica a uma lei básica sobre a ordinária. Disponível em:

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