Background Image
Previous Page  430 / 482 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 430 / 482 Next Page
Page Background

430

REVISTA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE

face das recorrentes interpretações normativas de algumas de

suas seções por parte da Suprema Corte de Israel

28

.

As tratativas para elaboração de uma

constituição escrita para Israel receberam impulso notável

com a conhecida Resolução Harari

29

, uma espécie de proposta

alternativa à elaboração imediata de um texto unitário e escrito.

Aprovada pela Primeira Knesset, nela constava a determinação

à Secretaria de Constituição, Direito e Justiça para que

elaborasse uma proposta de constituição para Israel,

configurada

por

grandes

“artigos

temáticos”

a

serem denominados de “leis básicas”, que ao final

dos trabalhos da Secretaria, após submetidos ao

Knesset para aprovação, deveriam ser reunidos para formar a

Constituição do Estado de Israel.AResolução, cautelosamente,

omitiu pontos importantes da discussão constitucional:

“disposição que dificultasse ou impedisse emendas à lei (no

caso Leis Básicas), por exemplo, maioria absoluta ou mais

restrita do voto parlamentar; supremacia (não estabelece uma

distinção hierárquica entre lei básica e lei comum); controle de

constitucionalidade (poder de os tribunais decidirem a respeito

de leis comuns incompatíveis com as leis básicas)”, algumas

das principais garantias inseridas em uma constituição

democrática

30

.

28 ISRAEL. The Proclamation of Independence. Jerusalém, [2009]. Dis-

ponível em:

<http://www.knesset.gov.il/

lexicon/eng/megilat_eng.htm>.

Acesso em: 28 maio 2009.

29 Deputado Izahar Harari, integrante do Primeiro Knesset.

30 KAHANA, Tsvi; GOOD, Mathew.

Human rights in Israel

:

a brief

overview. [S.l.], May 2008. Disponível em:

<http://www.queensu.ca/

csd/documents/FINAL_08.5.21_Kahana_Good_israelpaper-1.pdf>.

Acesso em: 14 jun. 2009.