Background Image
Previous Page  258 / 402 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 258 / 402 Next Page
Page Background

258

REVISTA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE

Então, de um modo geral o fornecimento de bens

e serviços à Administração Pública pode ocorrer por licitação,

dispensa ou inexigibilidade, mas sempre obedecendo a critérios

técnicos e legais.

4 OS DESAFIOS PARAA PROMOÇÃO DOACESSO DA

POPULAÇÃO AOS MEDICAMENTOS

O medicamento é classificado como insumo

estratégico de suporte às ações de saúde, portanto, no sistema

brasileiro, sua compra pela Administração Pública pode ser

feita por licitação, dispensa ou inexigibilidade de licitação.

Para a compra do insumo prevalece a orientação

de seja feita, sempre que possível, com os laboratórios oficiais

(art. 24, inc. VIII, da Lei nº 8.666/93) ou por meio do Sistema

de Registro de Preços (observando o regulamento de cada

ente), tendo em vista que os laboratórios oficiais integram o

componente público do complexo industrial da saúde no país,

com política de preço a baixo custo e o Registro de Preços

permite uma atuação mais eficiente quanto à logística de

fornecimento para a Administração, entre outras vantagens,

como enumera a Consultoria Zênite

17

:

17 LIMA, Solange Afonso.

A eficiência como vantagem do registro de

preços. Blog Zênite. Acesso em 14 ago 2013. Disponível em < http://

www.zenite.blog.br/a-eficiencia-como-vantagem-do-registro-de-

precos/>