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ROBERTO FERREIRA DA SILVA

Nele constam, entre outros, “dispositivos que

garantem a devolução de terras desapropriadas após 1948 aos

antigos proprietários e o registro de uma espécie de

mea culpa

do Estado israelense aos prejuízos infligidos à população

palestina”. A idéia era instigar o debate público e fazer chegar a

minuta até o Knesset, por via formal ou informal. Tal proposta

conflita com as características e manifestações tradicionais da

comunidade israelense e, por essa razão, serviu apenas para

marcar posição desse segmento minoritário na composição

de forças necessariamente interessadas na resolução do

problema.

7 CONSTITUCIONALISMO LEGISLATIVO

105

No estudo de temas constitucionais, envolvendo

literalmente não só a discussão, mas principalmente o objeto

do próprio tema principal, é indispensável a lembrança de que

a disputa pela “supremacia constitucional” entre o legislativo e

“aos refugiados palestinos que lá viviam antes de 1948”. O assunto

é tão polêmico que, no final de 2007, o Ministro do Interior de Israel,

Meir Shitrit, que também pugna pela alteração da lei, manifestou-se,

publicamente, no sentido de que ”todos os judeus devem ter a possi-

bilidade de viver em Israel, mas não é necessário conceder a cidada-

nia cinco minutos depois da chegada deles ao país”. Cf. FLINT, Guila.

Israel discute fim de cidadania automática para judeus

. Tel Aviv,

2007. Disponível em:

<http://www.bbc.co.uk/

portuguese/reportebbc/

story/2007/11/printable/071101_israel_...>. Acesso em: 28 ago. 2008.

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Cf. KAHANA, Tsvi; GOOD, Mathew.

Human rights in Israel

:

a brief

overview. ��������������������������������������������

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[S.l.], May 2008. p. 26-37. Disponível em:

<http://www.que- ensu.ca/csd/documents/FINAL_08.5.21_Kahana_Good_israelpaper-1.

pdf>. Acesso em: 14 jun. 2009.