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REVISTA DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO ACRE

Pois bem. Antes da análise da eticidade das decisões

acima mencionadas, necessário buscar o conceito e a

delimitação da palavra “Ética”.

Quando se remonta ao conceito Aristotélico, tem-

se que Ética é a busca do meio-termo, do equilíbrio; outros

filósofos dizem ser a mesma coisa que justiça. A Ética vem,

semanticamente, de

“Alter

, ou seja, da preocupação com o

outro, de se colocar no lugar do outro.

O desafio interdisciplinar ou a formação ética do juiz,

conforme pronuncia José Renato Nalini (em palestra realizada

em 11 de agosto de 2014 pela Escola Paulista da Magistratura

cujo tema abordado fora “A Ética para o Juiz: o desafio

interdisciplinar”), vai além da regra mnemônica, de decorar

leis, doutrinas e jurisprudência. Ressalta que o juiz tem que ter,

acima de tudo, uma formação moral, posto que alguém provido

de consciência ética saberá encontrar respostas para o desafio

de ser juiz no século XXI. Terá condições de suprir eventual

deficiência na formação jurídica, e também conseguirá superar

deficiências estruturais, imperfeições do ordenamento jurídico,

carência de pessoal e de equipamento.

Segundo Nalini, a moral tem quádrupla influência,

ou seja, é adquirida na convivência com os pais, professores,

sacerdotes e colegas. São quatro os componentes essenciais

do superego: 1- em relação aos pais, tem-se a devoção filial e

obediência; 2- em relação ao professor, o bom comportamento

e o sucesso escolar; 3- em relação ao sacerdote, a assiduidade