Background Image
Previous Page  226 / 482 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 226 / 482 Next Page
Page Background

226

REVISTA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE

3772-5

13

.

Seguindo essa trilha, em 01/12/2005, o Tribunal

Pleno do Colendo Tribunal Superior do Trabalho também

reconheceu a constitucionalidade da Lei nº 1.481/2003

14

.

Para finalizar esse tópico, destaca-se que a

definição de dívida de pequeno valor para fins de pagamento

por requisição direta está reservada à lei, sendo, portanto,

inconstitucional a definição por atos normativos editados sem

aprovação do Poder Legislativo. O Supremo Tribunal Federal

afirmou esse entendimento ao julgar as Medidas Cautelares

nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 3057/RN e

3344/DF.

3.2.1.1 Definição de dívida pública de pequeno valor para

fins de pagamento por requisição direta. Valor global da

execução “versus” valores individuais.

A definição de dívida pública de pequeno valor

para fins de pagamento por requisição direta, ainda passa pela

análise de crédito integral ou global da execução “versus” o

crédito individual ou por beneficiário.

Inicialmente, defendíamos o entendimento de que

devia ser considerado o crédito integral ou global da execução,

considerando os preceitos dos artigos 1º, “caput”, 18 e 25; art.

13 STF: Reclamação nº 3772-5, Ministro Gilmar Mendes, DJ 05/09/2005,

Requerente: Estado do Acre.

14 TST. Recurso Ordinário e reexame necessário nº 402/2004-000-14-00.0,

Relator Ministro João Orestes Dalazen. Órgão Julgador: Tribunal Pleno.

DJ 10/02/2006.