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REVISTA DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO ACRE

O lugar do conceito de honra, até então ligado

às sociedades tradicionais como as sociedades feudais e

aristocratas e ao espaço público, começa a entrar no quadro da

esfera privada, destinando-se à autocompreensão e autoestima

dos indivíduos, e não somente à fixação de pertencimento do

indivíduo a determinado estamento.

Na solidariedade social, o desempenho individual

dos membros de uma determinada comunidade é respeitado

em sua particularidade, não apenas pela tolerância do outro,

mas por um interesse afetivo por essa particularidade, como

afirma o autor:

Relações dessa espécie podem se chamar

“solidárias” porque elas não despertam

somente a tolerância para coma particularidade

individual de outra pessoa, mas também o

interesse afetivo por essa particularidade: só

na medida em que eu cuido ativamente de que

suas propriedades, estranhas a mim, possam se

desdobrar, os objetivos que nos são comuns

passam a ser realizáveis. (HONNETH, 2009,

p. 211).

A dimensão moderna dessa forma de reconhecimento

social não é, pois, baseada no nascimento, ou nos privilégios

de berço, como ocorria na aristocracia, mas na hierarquização

social moderna, baseada no esforço individual. Esse padrão

democrático da hierarquização social atual permite a qualquer

fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas (tipo de

sociedades ainda presentes na Índia, no qual o indivíduo desde o nascimento

está obrigado a seguir um estilo de vida pré-determinado), reconhecidas

por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra. Historicamente, os

estamentos caracterizaram a sociedade feudal durante a Idade Média.

(Estamento..., 2010).