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REVISTA DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO ACRE

de resultados. Pressupõe que políticos e funcionários públicos

sejam merecedores de grau limitado de confiança. Como

estratégia, serve-se da descentralização e do incentivo à

criatividade e à inovação. Utiliza o contrato de gestão como

instrumento de controle dos gestores públicos. Enquanto isso,

a Administração Pública Burocrática concentra-se no processo

e controle de procedimentos.

Enquanto que no cenário da administração pública

burocrática a política de gestão de pessoas está focada no

controle, na administração pública gerencial é focada no

comprometimento. Nessa perspectiva, aumenta o foco na

eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no

controle de resultados, com as consequentes descentralizações

políticas e administrativas, cujos formatos organizacionais têm

poucos níveis hierárquicos e encontram-se abertos ao controle

social.

Como enfatiza Diogo de Figueiredo Moreira Neto ”o

ponto crucial dessa mudança, de uma administração imperial

para uma administração cidadã, que pretende resgatar, com

certo atraso, as duas antigas aspirações liberais, por tanto

tempo contidas, a impessoalidade e a eficiência, repousa na

constitucionalização da Administração Pública.”

2

Diante desse contexto, passa a exigir-se do servidor

púbico um grau de profissionalismo. Como o Estado não é

uma empresa capitalista que vise ao lucro, mas sim almeja

a prestação eficiente dos serviços públicos como primado da

democracia, a fim de que se alcance o fimmais nobre e virtuoso

2 MOREIRA NETO, Diogo Figueiredo. Curso de Direito Administrativo.

Rio de Janeiro. Forense, 2002, p.124.