Isso porque os ambientes virtuais, uma vez agregados institucionalmente aos cursos de
Direito, podem permitir novos espaços para geração criativa e coletiva de conhecimentos, retirando
do professor-opressor o monopólio do saber, bem como estabelecendo novas ligações entre as
disciplinas do curso e entre outras ciências. É a quebra de um paradigma educacional que nos segue
desde a criaçãodos cursos deDireito emRecife e emSãoPaulono iníciodoSéc. XIX.
VI - FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO–TIC–DISPONÍVEISÀEDUCAÇÃO
A imensa quantidade de pessoas interligadas à internet tem gerado um extenso universo de
iniciativasnosmaisdiversoscamposdaatividadehumana.Novas formasdedemocracia,dearte,dediversão,
de trabalho, de comunicação, de produção de
softwares
, de relacionamentos etc, sofrem influências desse
espaçopúblicoemformação.Naeducaçãoofenômenonãoédiferente.
Omundotemdespertadoparaaaplicaçãodenovas tecnologiasdigitaisnocampodaeducação, em
um processo de convergência de instrumentos semelhante ao verificado em outras áreas. A integração de
vídeos digitais, salas de discussão, textos em
hyperlinks
, jogos, criação de textos coletivos, enfim, uma
variedadedesoluçõespelacombinaçãodesseselementosjáestádisponívelaoseducadores,apreçosacessíveis
oumuitasvezesgratuitos.
Por meio desses
softwares
, pode-se criar conteúdos específicos para atividades de participação
virtual,emfluxosautocriadoresdeformaçãodoconhecimento,quepermitemumgraudeinterdisciplinaridade
16
etransdisciplinaridadequepotencializamoaprendizado .
Autilização da Internet como instrumento educativo pode, assim, promover umamaior interação
aluno-professor e aluno-aluno por meio de um ambiente no qual o acadêmico encontra um conjunto de
ferramentasmultimídiadesenvolvidasespecialmenteparaocursoeparaotemaemdebate.
Em um sítio de internet, normalmente, podem existir ferramentas necessárias para o acadêmico
comunicar-se comseus professores ou colegas, comentar as aulas, discutir temas relacionados às disciplinas
emandamento, enviar suaproduçãoaoprofessor eacessar ementasdedisciplinas, bibliografiasde referência,
artigoseoutrasinformaçõesimportantesparaumbomdesempenhonocurso.
Mas estas são apenas algumas amostras, simplificadas, do que ainda pode ser
implementado.Asdiversas possibilidades trazidas pelas tecnologias
high end
já disponibilizadas podem trazer novas e
surpreendentesexperiênciasparaapedagogia.Alémdossítioseducacionais,encontra-seacessívelumarsenal
17
18
de instrumentos como programas de autoria para cursos virtuais , salas de aula virtuais ,
frameworks
para
19
20
aprendizagemcooperativa , alémde ambientes educacionais emrealidade virtual .Vejamos, pois, como tal
níveldeinteratividadepodeserimplementado.
VII -MODELODECINCOESTÁGIOSDETIC
As Tecnologias de Informação e Comunicação para criação de ambientes virtuais para
autocriação de conhecimento, necessitam, para seu sucesso, da existência de uma série de pré-
16
ALVES, Elizete Lanzoni. ADocência e a Interdisciplinariedade: uma contribuição.
In
Colaço, Thais Luzia (org.).
Aprendendo a ensinar direito oDireito
. Florianópolis: OAB/SC, 2006, p. 114.
17
Conferir, a título de exemplo:
<http://www.webct.com>
18
Conferir, a título de exemplo:
<http://www.eduweb.com.br/portugues/home.asp>19
Conferir, a título de exemplo:
<http://www.catalystframework.org/>20
Conferir, a título de exemplo:
<http://www.activeworlds.com/edu/index.asp>Rodrigo Fernandes das Neves
39