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Isso porque os ambientes virtuais, uma vez agregados institucionalmente aos cursos de

Direito, podem permitir novos espaços para geração criativa e coletiva de conhecimentos, retirando

do professor-opressor o monopólio do saber, bem como estabelecendo novas ligações entre as

disciplinas do curso e entre outras ciências. É a quebra de um paradigma educacional que nos segue

desde a criaçãodos cursos deDireito emRecife e emSãoPaulono iníciodoSéc. XIX.

VI - FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO–TIC–DISPONÍVEISÀEDUCAÇÃO

A imensa quantidade de pessoas interligadas à internet tem gerado um extenso universo de

iniciativasnosmaisdiversoscamposdaatividadehumana.Novas formasdedemocracia,dearte,dediversão,

de trabalho, de comunicação, de produção de

softwares

, de relacionamentos etc, sofrem influências desse

espaçopúblicoemformação.Naeducaçãoofenômenonãoédiferente.

Omundotemdespertadoparaaaplicaçãodenovas tecnologiasdigitaisnocampodaeducação, em

um processo de convergência de instrumentos semelhante ao verificado em outras áreas. A integração de

vídeos digitais, salas de discussão, textos em

hyperlinks

, jogos, criação de textos coletivos, enfim, uma

variedadedesoluçõespelacombinaçãodesseselementosjáestádisponívelaoseducadores,apreçosacessíveis

oumuitasvezesgratuitos.

Por meio desses

softwares

, pode-se criar conteúdos específicos para atividades de participação

virtual,emfluxosautocriadoresdeformaçãodoconhecimento,quepermitemumgraudeinterdisciplinaridade

16

etransdisciplinaridadequepotencializamoaprendizado .

Autilização da Internet como instrumento educativo pode, assim, promover umamaior interação

aluno-professor e aluno-aluno por meio de um ambiente no qual o acadêmico encontra um conjunto de

ferramentasmultimídiadesenvolvidasespecialmenteparaocursoeparaotemaemdebate.

Em um sítio de internet, normalmente, podem existir ferramentas necessárias para o acadêmico

comunicar-se comseus professores ou colegas, comentar as aulas, discutir temas relacionados às disciplinas

emandamento, enviar suaproduçãoaoprofessor eacessar ementasdedisciplinas, bibliografiasde referência,

artigoseoutrasinformaçõesimportantesparaumbomdesempenhonocurso.

Mas estas são apenas algumas amostras, simplificadas, do que ainda pode ser

implementado.As

diversas possibilidades trazidas pelas tecnologias

high end

já disponibilizadas podem trazer novas e

surpreendentesexperiênciasparaapedagogia.Alémdossítioseducacionais,encontra-seacessívelumarsenal

17

18

de instrumentos como programas de autoria para cursos virtuais , salas de aula virtuais ,

frameworks

para

19

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aprendizagemcooperativa , alémde ambientes educacionais emrealidade virtual .Vejamos, pois, como tal

níveldeinteratividadepodeserimplementado.

VII -MODELODECINCOESTÁGIOSDETIC

As Tecnologias de Informação e Comunicação para criação de ambientes virtuais para

autocriação de conhecimento, necessitam, para seu sucesso, da existência de uma série de pré-

16

ALVES, Elizete Lanzoni. ADocência e a Interdisciplinariedade: uma contribuição.

In

Colaço, Thais Luzia (org.).

Aprendendo a ensinar direito oDireito

. Florianópolis: OAB/SC, 2006, p. 114.

17

Conferir, a título de exemplo:

<http://www.webct.com

>

18

Conferir, a título de exemplo:

<http://www.eduweb.com.br/portugues/home.asp>

19

Conferir, a título de exemplo:

<http://www.catalystframework.org/>

20

Conferir, a título de exemplo:

<http://www.activeworlds.com/edu/index.asp>

Rodrigo Fernandes das Neves

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