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requisitos, noqueAndyWilliamsonmencionacomo“ummodelodecincoestágios” .
Williamson sugere que tal tipo de espaço público necessita, para sua utilização,
primeiramente, de uma sensibilização individual e coletiva em um determinado universo, para
que haja uma identificação do valor da utilização do instrumental. Assim, o fato de haver
mudanças na rotina do aprendizado, geradas pela tecnologia, as eventuais barreiras para sua
aceitação e disseminação devem ser contornadas.
No modelo proposto, não necessariamente de implementação linear, a aplicação da TIC
pode ser classificada em cinco estágios de maturação e sofisticação. O objetivo, contudo, não é
alcançar o quinto estágio, mas aplicar a tecnologia de acordo com a necessidade específica de
uma determinada comunidade.
De início, deve ser considerada a necessidade de total inclusão digital do universo,
visando evitar uma divisão prejudicial a um determinado grupo ou indivíduo com dificuldade de
acesso (Estágio 1 -Acesso).
Todavia, não é suficiente disponibilizar os recursos tecnológicos. É necessário que a
comunidade envolvida esteja treinada para fazer efetivo uso dos mesmos. Uma vez que, na era
pós-industrial, a geração de conhecimento supera a produção física, há uma nova forma de
analfabetismo: o tecnológico, que igualmente deve ser superado (Estágio 2 - Operação).
Estas duas primeiras fases não são formais e obrigatórias, pois tais elementos já podem
estar presentes. Contudo, uma vez que permanece a necessidade de motivação individual, é
recomendável considerá-la para efeito de planejamento e desenvolvimento.
Por outro lado, para que uma comunidade esteja motivada em um ambiente TIC, além
de estar corretamente informada da disponibilidade de conteúdo, os materiais e serviços
disponíveis
on line
devem ter um valor perceptível e significativo para o fim almejado (Estágio 3
– Conteúdo).
A Comunidade, tendo conhecimento, habilidades e instrumentos, pode produzir e
publicar informações por si própria, rearranjando ou destacando informações que são
diretamente pertinentes a eles (Estágio 4 – Criação).
Em um passo final, deve-se alcançar o meta-estágio, o da disseminação. Nele, a
comunidade passa a publicar seus novos conhecimentos, influenciando mutuamente os vários
sub-grupos formados, bem como os agentes externos. Deve-se, nesse contexto, garantir uma
disseminação eqüitativa das informações. Esse estágio somente ocorre apropriadamente quando
há uma massa crítica de criação de conteúdo pela comunidade, o que somente ocorrerá com o
cumprimento dos demais estágios, associados a umdevido processomotivacional.
Dessa forma, aTICaplicada à educação pode auxiliar profundamente na construção de um
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Aidéia, originalmente, refere-se a ambientes para democracia. Todavia, é analogicamente aplicável a comunidades
baseadas em tecnologias de informação e comunicação em geral. Williamson, Andy.
Getting Ready for
eDemocracy
: A five-stage maturity model for Community ICT. Disponível em:
<http://www.public- policy.unimelb.edu.au/egovernance/papers/42_Williamson.pdf>, acessado em 2 de julho de 2006. O artigo foi
preparado para a ConferênciaAustraliana de Governança Eletrônica, realizada na Universidade deMelbourne, nos
dias 14 e 15 de abril de 2004.
T
ecnologias de
I
nformação e
C
omunicação
D
igital como
I
nstrumento
P
edagógico nos
C
ursos de
D
ireito
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