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requisitos, noqueAndyWilliamsonmencionacomo“ummodelodecincoestágios” .

Williamson sugere que tal tipo de espaço público necessita, para sua utilização,

primeiramente, de uma sensibilização individual e coletiva em um determinado universo, para

que haja uma identificação do valor da utilização do instrumental. Assim, o fato de haver

mudanças na rotina do aprendizado, geradas pela tecnologia, as eventuais barreiras para sua

aceitação e disseminação devem ser contornadas.

No modelo proposto, não necessariamente de implementação linear, a aplicação da TIC

pode ser classificada em cinco estágios de maturação e sofisticação. O objetivo, contudo, não é

alcançar o quinto estágio, mas aplicar a tecnologia de acordo com a necessidade específica de

uma determinada comunidade.

De início, deve ser considerada a necessidade de total inclusão digital do universo,

visando evitar uma divisão prejudicial a um determinado grupo ou indivíduo com dificuldade de

acesso (Estágio 1 -Acesso).

Todavia, não é suficiente disponibilizar os recursos tecnológicos. É necessário que a

comunidade envolvida esteja treinada para fazer efetivo uso dos mesmos. Uma vez que, na era

pós-industrial, a geração de conhecimento supera a produção física, há uma nova forma de

analfabetismo: o tecnológico, que igualmente deve ser superado (Estágio 2 - Operação).

Estas duas primeiras fases não são formais e obrigatórias, pois tais elementos já podem

estar presentes. Contudo, uma vez que permanece a necessidade de motivação individual, é

recomendável considerá-la para efeito de planejamento e desenvolvimento.

Por outro lado, para que uma comunidade esteja motivada em um ambiente TIC, além

de estar corretamente informada da disponibilidade de conteúdo, os materiais e serviços

disponíveis

on line

devem ter um valor perceptível e significativo para o fim almejado (Estágio 3

– Conteúdo).

A Comunidade, tendo conhecimento, habilidades e instrumentos, pode produzir e

publicar informações por si própria, rearranjando ou destacando informações que são

diretamente pertinentes a eles (Estágio 4 – Criação).

Em um passo final, deve-se alcançar o meta-estágio, o da disseminação. Nele, a

comunidade passa a publicar seus novos conhecimentos, influenciando mutuamente os vários

sub-grupos formados, bem como os agentes externos. Deve-se, nesse contexto, garantir uma

disseminação eqüitativa das informações. Esse estágio somente ocorre apropriadamente quando

há uma massa crítica de criação de conteúdo pela comunidade, o que somente ocorrerá com o

cumprimento dos demais estágios, associados a umdevido processomotivacional.

Dessa forma, aTICaplicada à educação pode auxiliar profundamente na construção de um

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Aidéia, originalmente, refere-se a ambientes para democracia. Todavia, é analogicamente aplicável a comunidades

baseadas em tecnologias de informação e comunicação em geral. Williamson, Andy.

Getting Ready for

eDemocracy

: A five-stage maturity model for Community ICT. Disponível em:

<http://www.public- policy.unimelb.edu.au/egovernance/papers/42_Williamson.pdf

>, acessado em 2 de julho de 2006. O artigo foi

preparado para a ConferênciaAustraliana de Governança Eletrônica, realizada na Universidade deMelbourne, nos

dias 14 e 15 de abril de 2004.

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I

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