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produção e reprodução de ummodelo de conhecimento e comportamento elitista e conservador.

É de se perceber que o processo de globalização acelerou demasiadamente nas últimas

décadas, gerando uma série de turbulentos eventos que oferecem riscos e oportunidades. A

tecnologia, assim, pode servir tanto como instrumento de dominação, quanto de emancipação,

pensamento que igualmente se aplica à educação.

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Entretanto, uma vez que a Aprendizagem Cooperativa Apoiada por Computador

permite um aprendizado dinâmico, ativo e descentralizador, no qual, o diálogo e as trocas

espontâneas são privilegiados, o seu uso de forma institucional pode viabilizar um avanço

particularmente necessário aos cursos de Direito.

Para que o objetivo de ação crítica e emancipatória dos alunos seja alcançado, deve,

contudo, haver uma comunhão de uma série de requisitos referentes ao conteúdo do ensino e a

utilização da tecnologia. Quanto ao conteúdo, é de se dizer que um ambiente de livre fluxo de

informações serve como terra fértil a uma formação integral do acadêmico, muito mais do que o

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modelo tradicional de aulas expositivas e pouco dialogadas .

Todavia, de nada adianta um espaço público propício à formação crítica se tal

proposição não consistir em uma política institucional das faculdades de Direito. Caso contrário,

a tecnologia será somente um instrumento de reprodução de um modelo excludente. Assim,

mostra-se necessária uma reformulação dos planos de cursos em nossas faculdades de Direito, de

forma a incluir novas matérias e reestruturar as existentes.

Relativamente à questão tecnológica, para implantação de um modelo educacional

baseado em TIC's, deve-se buscar uma planificação das possibilidades de acesso à rede mundial

de computadores, o que pode ser realizado por meio de programas de incentivo à aquisição

individual de equipamentos e interligação com a internet, bem como pela criação de locais

coletivos nas próprias instituições (espécies de telecentros), que garantam o acesso

indiscriminado dos acadêmicos.

Conforme visto anteriormente, porém, o acesso à tecnologia não é suficiente. Além

dele, o aprendizado e treinamento fazem parte dos requisitos necessários ao sucesso do

empreendimento, sem se esquecer de um ponto fundamental o qual deve fundamentar qualquer

projeto de utilização de novas tecnologias: a motivação dos alunos. Tal pode ocorrer com a

demonstração das vantagens do sistema e a utilização de diversificados recursos pedagógicos

possíveis no meio digital, como ambientes de realidade virtual, vídeos, áudios, exercícios

cooperativos, fóruns de discussão, textos dinâmicos etc.

Além, deve ser dada especial atenção ao processo de desenvolvimento dos materiais a

serem disponibilizados virtualmente e aos conteúdos inicialmente oferecidos, para que os

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Aprendizagem Cooperativa Apoiada por Computador ou

Computer-Supported Cooperative Learning

(CSCL) é

uma área de estudos que trata de formas pelas quais a tecnologia pode apoiar os processos de aprendizagem

promovidos através de esforços colaborativos entre estudantes trabalhando em uma dada tarefa. Para maiores

informações, conferir:

<http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr4/Sbie98-03-Santoro.htm>

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Não estamos sugerindo aqui a substituição das aulas presenciais, mas sua complementação com recursos que

permitamumgraumaior de comunicação e colaboração.

Rodrigo Fernandes das Neves

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