I - INTRODUÇÃO
Temas relacionados com a aplicação de novas tecnologias têm permeado as mais
diversas áreas do conhecimento humano. Dessa forma, a computação e a rede mundial de
informações digitais têm seu espaço de discussão garantido em ciências diversas, ou seja, das
exatas às humanas.
É nesse contexto que questiona-se os mecanismos computacionais digitais baseados na
rede mundial de computadores, característicos da nova sociedade em rede, podem servir como
eficientes instrumentos pedagógicos e permitir, ao mesmo tempo, uma conscientização crítica
aos alunos dos cursos de Direito.
Para discutir o tema, inicia-se com uma sintética revisão histórica dos cursos de Direito
no Brasil, ressaltando o conservadorismo característico do meio, para entrar, na seqüência, no
tema da globalização e o papel das academias na formação de umambiente cultural ético.
Logo, passar-se-á a discutir a técnica no mundo contemporâneo, citando os novos
instrumentos comunicacionais disponíveis e sua utilização para dominação ou emancipação.Após,
será feita uma ligação dessas novas tecnologias e os cursos de Direito, mencionando um panorama
possível de formação de um ambiente de fluxo livre de informações e autoprodução de
conhecimento.
Em seguida, citando-se alguns instrumentos de Tecnologia de Informação e Comunicação
–TIC – hoje disponíveis, procurar-se-á descrever ummodelo de cinco estágios para implementação
desses novos recursos, abordando os requisitosmínimos necessários ao sucesso de umprojeto nesse
sentido.
Chegando ao final do trabalho, será questionada a validade pedagógica na utilização de
TIC no ensino do Direito, mas especificamente, a criação de um ambiente público para discussão na
qual se permita a contradição e se estimule a reflexão sobre os temas jurídicos.
Por último, apresentar-se-á conclusões em relação à aprendizagem cooperativa virtual,
propondo caminhos genéricos e obstáculos a serem ultrapassados em busca da formação de um
bacharel da nova era, cuja visão crítica lhe permita umnovopapel na sociedade.
II - FORMAÇÃO ACRÍTICA NOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL
Os cursos jurídicos no Brasil nasceram tão-somente preocupados com a construção de
uma elite política coesa, destinada a ocupar os espaços da burocracia do Estado Independente, em
um ambiente em que as salas de aula não se constituíram em espaço propício à inovação ou à
formação crítica, ainda mais porque os bacharéis, no Brasil, eram forjados (e ainda são) sem
2
qualquer vinculação, comas mazelas da sociedade emque estavam (e estão) inseridos .
A verdade é que, em conseqüência desse processo, a cultura jurídica pátria é marcada
por uma visão formalista do direito, reproduzindo, em regra, um saber jurídico retórico, apenas
2
ABREU, Sérgio França Adorno.
Os Aprendizes do Poder
: o bacharelismo liberal na política brasileira. Rio de
Janeiro: Paz eTerra, 1988.
T
ecnologias de
I
nformação e
C
omunicação
D
igital como
I
nstrumento
P
edagógico nos
C
ursos de
D
ireito
34