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Estabelece como pressuposto à compreensão do termo pós-modernidade a necessária

confrontação com o significado, não menos complexo, de modernidade, fazendo uma incursão

histórica filosófica para demonstrar a evolução do pensamento que cunhou o termo pós-

modernidade, buscando delinear suas origens e fontes filosóficas.

Segundo o autor, a modernidade pode ser sintetizada no lema proposto por Kant ao

explicar o sentido do iluminismo: “Ousa fazer uso de teu próprio entendimento”, na medida em

que a modernidade ressaltou o papel do indivíduo ao salientar a posição do homem universal e

autônomo, suplantando-se a fé religiosa cega e as hierarquias que moldavam a sociedade com

5

base numa ordemdivina .

O termo pós-modernidade, contudo, é associado mais comumente a um grupo de

pensadores franceses da segunda metade do século XX, intelectualmente conhecidos como pós-

estruturalistas, que inclui Lacan, Deleuze, Derrida, Lyotard e Focault, cujos pensadores

entreviram opressões dissimuladas no discurso da modernidade contribuindo para o surgimento

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da noção de que o processo do iluminismo comomovimento emancipador estaria superado .

Encerrada a incursão histórica filosófica, o autor defende que, independentemente dos

critérios adotados para a definição e delimitação da pós-modernidade, o conceito é marcado pela

negação do homem como agente racional da história, cuja teoria se instala solidamente em todos

os aspectos da realidade social com a morte do pensamento histórico e a queda do muro de

7

Berlim .

Para ele, a pós-modernidade é marcada pela nova ideologia globalizada do

neoliberalismo e o desmantelamento das garantias sociais sustentadas pelo Estado do bem-estar

social, estruturado em nome da eficiência econômica, que tem conferido uma supervalorização

do individualismo, marcado pelo fenômeno do desemprego estrutural, da marginalização maciça

e da exclusão social.

Diferentemente,

o significado da Modernidade, na visão de Paulo Roney Ávila

Fagundez, ao abordá-la sob a vertente da integridade e do holismo como superação do

dogmatismo e sua visão mecanicista, é um processo complexo que se constitui numa busca

permanente de significado da própria existência, sem ter um marco preestabelecido, porque é

construída a cada instante, com a superação de cada fase histórica e de valores visando atingir

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uma sociedade solidária, de seres livres e responsáveis .

Roney critica a utilização do binômio pós-modernidade, ao argumento de que a

expressão sugere uma consolidação de todos os anseios dos grandes projetos modernistas de

racionalidade, que é marcado pelo individualismo, centrado na concepção de um homem

responsável pela sua vida e pelo destino da humanidade.

5

ALVES, J. A, Lindgren e outros.

Direito e Cidadania na Pós-Modernidade

. Piracicaba: Unimep, 2002, p. 21.

6

Idem.

7

Id, Ibidem, p. 23.

8

FAGUNDEZ, Paulo RoneyÁvila.

ODireito e aHipercomplexidade

. São Paulo: LTr, 2003, p. 57

.

Caterine Vasconcelos de Castro

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