1
Procurador do Estado do Acre, mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina,
especialista emDireito Público pela FACIPE e especialista emDireito Processual Civil pela Universidade
daAmazônia. E-mail:
<rodrigo.neves@ac.gov.br>; Sítio na internet:
<www.rodrigoneves.com>.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL
COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NOS CURSOS DE DIREITO
1
Rodrigo Fernandes das Neves
Resumo
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC's - oferecem aos estudantes de Direito
ricas experiências de aprendizado que lhes podem viabilizar, desde que presentes determinados
requisitos, um papel social mais crítico. Este artigo visa pontuar questões como globalização,
instrumentos comunicacionais digitais disponíveis e seu uso como recurso pedagógico, além de
apresentar um modelo sintético para implementação de novos sistemas de aprendizagem e
colaboração virtuais, bem. como proposições para que tal processo ocorra.
Palavras-Chave
Tecnologia. Comunicação. Cooperação. Ensino. Direito. Internet.
Sumário
I Introdução – II Formação Acrítica nos Cursos de Direito no Brasil – III A
Reglobalização e o Ensino do Direito – IV O Mundo Contemporâneo e as Novas Tecnologias
Digitais de Comunicação – VAmbientes Virtuais de Informação e Comunicação e o Ensino do
Direito – VI Ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC - disponíveis à
Educação – VII Modelo de Cinco Estágios de TIC – VIII Da Validade Pedagógica de Utilização
das TIC's no Ensino doDireito – XIXConclusões.
Rodrigo Fernandes das Neves
33