Background Image
Previous Page  402 / 482 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 402 / 482 Next Page
Page Background

402

REVISTA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE

correlações entre o que aprendem na sala de aula com o mundo

real

32

.

Não se pode olvidar que o ensino não se limita

apenas em informar e proporcionar certo grau de conhecimento.

Ensinar a pensar por si próprio de maneira independente,

desenvolver a percepção de um senso crítico é condição

primordial à formação de cidadãos conscientes de seus direitos

e deveres.

Sabe-se que a imensa maioria da população

brasileira ainda não possui computador e faz parte do que

se convencionou chamar de grupos da “exclusão digital”,

portanto urge instituir programas, projetos e atividades

visando à universalização do acesso à rede de computadores.

Exemplos dessa natureza é o Fundo de Universalização dos

Serviços de Telecomunicações

33

, que destina recursos para

levar aos hipossuficientes o serviço de telecomunicações, bem

como os Planos de Metas

34

para a implantação e serviços de

redes digitais de informação destinados ao acesso público, nas

instituições públicas de ensino profissionalizantes.

Não se pode olvidar, também, que os próprios

servidores e administradores públicos ainda não possuem

conhecimento técnico adequado para operacionalizar os

sistemas eletrônicos, correndo, assim, sério risco de formação

de casta dos “iniciados” na área tecnológica.

32 ABDREAS SCHLEICHER. Medir para avançar rápido, com o

físico alemão que comanda os

rankings

de educação da OCDE.

Revista Veja

, edição 2072, ano 41, nº31, 06 de agosto de 2008, pág. 17.

33Instituído pela Lei 9.998, de 17 de agosto de 2000.

34Estabelecidos pelo Decreto 3.753 e 3.754, ambos de 19 de fevereiro de

2001.