segunda-feira, dezembro 23, 2024
Notícias

Procuradoria-Geral promove treinamento de liderança afetiva para procuradores e chefes

A Procuradoria-Geral do Acre (PGE/AC) concluiu na quarta-feira, 11, o treinamento “Sentir para agir – um novo jeito de liderar”, com a facilitadora Vanessa Vogliotti, no auditório da instituição. O curso foi voltado para procuradores e servidores que ocupam cargos de liderança na instituição, e ministrado em quatro aulas, num total de 15h. O objetivo foi capacitar e qualificar os participantes nos aspectos da liderança afetiva e comunicação assertiva.

Vanessa Vogliotti ministra última aula do treinamento. Foto: Susana Bonfanti/PGE

“O curso foi pensado para que a gente pudesse, em grupo, identificar quais são as características da liderança que cada um possui. O objetivo maior é impactar a forma como cada líder aqui, cada pessoa que tem sob sua gestão uma equipe, que são pessoas, seja empático e possa identificar aquele líder que é focado em resultados, o líder estratégico, o líder colaborativo”, observou a procuradora-geral do Estado, Janete Melo.

Vanessa entrega certificado de conclusão para procuradora-geral, Janete Melo. Foto: Susana Bonfanti/PGE

Vanessa explicou que o estilo de liderança afetiva serve para a valorização do indivíduo e de suas emoções, sendo muito importante para as tarefas e objetivos do dia a dia.

“Neste treinamento, esteve reunida a alta liderança da PGE. Trazer a liderança afetiva, com a composição dos seus oito passos, vai  melhorar ainda mais a relação entre as pessoas, a conexão e, especialmente, o alcance de todos os resultados que a instituição precisa alcançar”, contextualizou.

Corregedor-geral Gerson-Ney Vilela em momento de fala durante treinamento. Foto: Susana Bonfanti/PGE

O corregedor-geral da PGE, Gerson-Ney Vilela, que também é psicólogo, mencionou a importância dos temas debatidos. “Achei muito importante essa experiência. Um dos principais temas abordados foi o autoconhecimento, que é o pilar da inteligência emocional”, apontou.

O estilo de liderança afetiva é fundamental para que a instituição tenha bom relacionamento com servidores e colaboradores, promovendo respeito e harmonia no local de trabalho.

Thennyson Passos sobre o curso: “Minhas percepções são bem positivas”. Foto: Susana Bonfanti/PGE

“Era um curso que eu já gostaria de ter feito antes. As minhas percepções são bem positivas, porque vejo que, a partir do momento que a gente tem um treinamento como esse em uma instituição, é uma orientação. O curso fala como a nossa liderança afeta as pessoas e como lidar melhor com as nossas emoções e com as emoções dos outros”, relatou o designer gráfico da PGE, Thennyson Passos.