terça-feira, julho 16, 2024

Procuradoria-Geral lança Planejamento Estratégico para os próximos 10 anos

Com a missão de representar judicial e extrajudicialmente o Estado do Acre, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC) lançou, nesta terça-feira, 28, o Planejamento Estratégico da instituição para o período de 2024 a 2033, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, em Rio Branco, no Acre.

Estiveram presentes, a procuradora-geral adjunta para assuntos administrativos e institucionais do Ministério Público do Estado, Rita de Cássia Nogueira; a defensora pública geral do Estado, Simone Santiago; a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Socorro Rodrigues.

O planejamento foi conduzido pelo Instituto Publix e realizado de forma participativa com os servidores da instituição, em consonância com a Agenda Acre 10 anos e com o Planejamento Estratégico do Estado.

“Este plano alinha todos os membros da organização em torno de sonhos e valores comuns, o que contribui para aglutinar os diversos esforços de todas as áreas da instituição”, destaca a procuradora-geral do Estado, Janete Melo.

Janete destaca ainda que o plano representa um marco fundamental para a instituição e orientará as ações e iniciativas que serão implementadas nos próximos anos, com o objetivo de fortalecer a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços prestados pela PGE/AC.

“O planejamento estratégico é uma ferramenta crucial para a Procuradoria em razão de sua capacidade de fornecer direção, alinhamento e foco para as atividades da instituição”, declarou o corregedor-geral da PGE/AC, Gerson-Ney Vilela.

Processo de construção

Cerca de 95 servidores de diversas áreas da PGE/AC participaram efetivamente da elaboração do plano, que busca refletir a identidade organizacional da instituição.

“O planejamento vem sendo desenvolvido de forma colaborativa com os servidores da casa. Começou com um processo de diagnóstico bem extenso. Trouxemos a experiência do Instituto Publix para contribuir com a PGE. E agora apresentamos este passo que representa um novo desafio para a instituição”, pontua Raphael Salviano, líder de projetos do Instituto Publix.

Durante nove meses, foram realizadas reuniões, oficinas e encontros com multiplicadores e grupos ampliados e reduzidos que auxiliaram em todo o processo.

“O planejamento estratégico tem sido uma oportunidade ímpar para compreendermos o panorama atual da instituição, conhecer suas forças e fraquezas, e nos prepararmos para aproveitar as oportunidades e superar os desafios que pavimentarão o futuro da PGE”, frisa Isaac Benevides, assessor jurídico da PGE.